Bataguassu e MS Florestal implantam Projeto Dona Della para economia criativa e empreendedorismo feminino
Projeto inicia com 40 mulheres e tem como parceiros Sebrae-MS e o Senai-MS

Por

Bianca

|

07/05/2024

07:55

WhatsApp Image 2024 05 06 At 20.19.13
Projeto Dona Della conta com a participação de 40 mulheres (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura de Bataguassu)

A Prefeitura de Bataguassu em parceria com a empresa MS Florestal, Bracell Social e Sebrae-MS têm incentivado o empreendedorismo feminino e a atuação com a economia criativa – conceito que desenvolve modelos de negócios que se originam em atividades, produtos ou serviços a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com objetivo da geração de trabalho e renda.

Em Bataguassu, quarenta mulheres foram selecionadas para participar do Projeto Dona Della - Costura Sustentável, lançado em fevereiro deste ano. A ideia é criar produtos a partir de uniformes antigos do grupo MS Florestal, Bracell Social, que antes iriam para descarte, montando assim, uma produção de reutilização criativa.

Aluna Heloísa Alves de Góis participante do Projeto Dona Della (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)

A aluna Heloísa Alves de Góis é uma das participantes do projeto. “Estou muito feliz e gostando bastante do projeto. Sei costurar um pouco e quero aproveitar para ampliar meus conhecimentos. Vai ser uma aprendizagem muito importante”, disse ela.

Outra aluna, Sandra da Silva, comentou que já participou de dois cursos de costura. Selecionada para fazer parte do Dona Della, ela vê uma oportunidade de trabalhar formalmente com a costura. “O projeto é bom e espero aprender mais para, em breve, fazer as minhas próprias produções e pegar encomendas. Já fiz dois cursos de costura antes e não continuei. A proposta agora é trabalhar com a costura realmente”.

Sandra da Silva vê uma oportunidade de trabalhar formalmente com a costura participando do Projeto Dona Della (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)

A aula inaugural do projeto foi desenvolvida na segunda-feira, dia 6 de maio, às 19 horas (horário de Brasília), na sede do Centro Cultural.

Segundo o diretor de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da empresa MS Florestal, Bracell Social, Manoel Browne, a empresa iniciou recentemente as operações na região e busca colaborar com as comunidades na oferta de capacitações e na gestão de projetos que cooperem para o desenvolvimento humano.

“O momento é muito feliz. Quero parabenizar todas vocês que estão participando do projeto pela decisão de tornarem-se protagonistas da vida de vocês, que querem construir a sua história, gerando renda, autoestima e empoderamento. A Bracell veio para a região e vamos ficar aqui por muitos anos e por, isso, temos esse compromisso de investir na comunidade, investir nas pessoas, oferecendo capacitação e oportunidades de desenvolver habilidades. Essa é a filosofia da empresa”, observa.

Manoel Browne, representante da MS Florestal e Bracell Social disse que a empresa busca colaborar com as comunidades na oferta de capacitações 

Browne explicou que a aula inaugural marca o início da parte prática do projeto de costura sustentável e que a ideia é transformar resíduos que seriam descartados em renda para as mulheres. “Para isso, será necessário dedicação. A participação de vocês tem um valor muito grande. Vocês terão a oportunidade de atuar, de pegar um material descartável e transformar com as mãos de vocês. É só o começo de uma nova trajetória, de construir um negócio, de fazer a economia circular, enfim, será uma oportunidade de transformar a vida de cada uma de vocês”.

Em seu discurso, Akira enalteceu o trabalho da empresa MS Florestal, Bracell Social que desde sua chegada no município sempre tem buscado parcerias com o Poder Executivo. “Parabenizo a empresa pelo trabalho social e pela visão em apoiar a administração municipal e ofertar essas parcerias que promovem o desenvolvimento humano e esse é o nosso interesse, promover as pessoas. Tenho muito a agradecer essa parceria, que eu tenho certeza que vai trazer bons resultados”, disse.

O prefeito salientou que não adianta atrair empresas se não houver mão-de-obra qualificada. “Nesse sentido, temos tido as parcerias para a oferta de cursos, capacitações, que contribuem para o bem-estar da população, que promovem o desenvolvimento humano e que poderão se tornar o aprendizado de uma profissão, gerando emprego e renda”.

Prefeito Akira enalteceu o trabalho da empresa MS Florestal e Bracell Social durante a aula inaugural do Projeto Dona Della 

Representando a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae-MS, Josi Signori, o analista Edvaldo Araújo, frisou que o projeto “plantou uma semente” que, em breve, trará frutos. “Iniciamos mais uma etapa, com a parte mais técnica do Dona Della. Com o apoio do Sebrae-MS, vocês ainda terão orientações sobre gestão de negócios. Estejam preparadas para participar conosco”.

Rodrigo Bastos, gerente do Senai-MS em Três Lagoas, comentou que “o Projeto Dona Della está sendo construído há algum tempo e que através da parceria está sendo oferecida estrutura e instrutores. Essa é mais uma etapa do começo de uma longa jornada de sucesso”.

Estiveram presentes na aula inaugural, a analista de responsabilidade social da Bracell Social, Michele Stricker; a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo e demais secretários de Administração e Finanças, José Carlos Zanardo; de Educação e Cultura, Cida Meira; de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Rural, Alessandro Firmino de Souza; de Saúde, Ariele Jerônimo; o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Luiz Felipe Gomes Arruda; a chefe de gabinete, Maria Aparecida Maia além de coordenadores e público em geral.

Paerticipantes e representantes de instituições presentes na aula inaugural do Projeto Dona Della (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)

AULAS

De acordo com a instrutora do Senai-MS, Gilmara Santiago, as aulas do Projeto Dona Della serão realizadas às segundas e terças-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, no Centro Cultural de Bataguassu. A carga horária completa do curso será de 159 horas, com o término previsto para setembro.

Para apoiar o curso, máquinas de costura industrial eletrônicas, de última geração, foram encaminhadas pelo Senai-MS de Três Lagoas. Os equipamentos são avaliados em mais de R$ 4 mil cada. 

Aulas serão ministradas pela instrutora do Senai-MS, Gilmara Santiago e prosseguem até setembro (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura de Bataguassu)

“Vamos iniciar com algumas aulas práticas, de instrução de como manusear a máquina e também trabalhar com a parte teórica, explicando o que é sustentabilidade, o porquê da sustentabilidade. Na sequência vamos desenvolver os moldes para fabricar os protótipos de ecobags (sacolas ecológicas), a parte prática realmente falando”.

Texto: Bianca Lima 

 

Galeria de fotos da matéria

Assuntos

10
10

Últimas Notícias

17/05/2024

15:48

Prefeitura inicia entregas do PAA Indígena que contempla 35 famílias em Bataguassu

17/05/2024

15:12

Prefeitura, Sebrae e parceiros vão para praça da Roda ajudar MEIs

17/05/2024

09:10

Fórum apresenta alternativas para fomento de compras públicas da agricultura familiar em Bataguassu

16/05/2024

16:23

Sanesul inicia implantação de rede de esgoto no Jardim Campo Grande

16/05/2024

07:38

Museu Municipal realiza exposição virtual sobre Helena Meirelles

Galeria de fotos da matéria

Pular para o conteúdo