Projeto Piracema reinicia atividades com inclusão social e vinda inédita da Missão Gênese do Hospital do Amor a Bataguassu
Superintendência Municipal do Meio Ambiente ampliou atendimentos e incluirá idosos e alunos da Apae nas atividades do projeto este ano

WhatsApp Image 2024 04 02 At 2.36.09 PM 2

Durante os próximos nove meses, estudantes dos municípios de Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia participarão do Projeto Piracema, elaborado pela Prefeitura em 2022, através da Superintendência Municipal de Meio Ambiente em conjunto com o CEJA – Centro Educacional Juventude do Amanhã para atender solicitação da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Bataguassu.

O reinício das atividades da terceira etapa do projeto foi realizado na manhã de terça-feira, dia 2 de abril, com palestra ministrada pelo promotor de Justiça, Edval Quirino, no auditório do Colégio Ceja. Um total de 107 estudantes das Escolas Municipais “Marechal Rondon”, de Bataguassu; “Professor Paulo Ney”, de Anaurilândia e “Raimundo Cândido de Araújo”, de Santa Rita do Pardo participaram da atividade.

Quirino rememorou a história de transformação ambiental decorrente da implantação da Usina Hidrelétrica Sérgio Mota (Usina de Porto Primavera) e a luta travada contra a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) para que os municípios impactados fossem ressarcidos.  “Temos muito a agradecer ao então deputado estadual chamado Akira Otsubo, hoje nosso prefeito em Bataguassu pela luta, pelo trabalho, que foi realizado anos atrás e que causou benefícios aos municípios”, conta Quirino.

Na explanação do promotor, os alunos receberam informações a respeito do papel do Ministério Público na ação contra a Cesp, o processo de enchimento do lago da Usina de Porto Primavera, impactos ambientais causados pela construção da usina nos municípios além de dados sobre a importância da prática da reciclagem bem como sobre a implantação do Projeto Piracema.

Quirino expôs também os investimentos realizados pelos municípios viabilizados com as verbas compensatórias.

A estudante Aluna Lorena Vitória, do 5º ano A da Escola Municipal “Marechal Rondon” comentou que sabia de algumas informações sobre os impactos ambientais sofridos por Bataguassu e que foram repassadas durante a palestra. “Gostei muito da atividade. Fiquei sabendo que teremos também uma viagem para Campo Grande no decorrer do projeto e estou aguardando ansiosa essa etapa”, disse a menina.

A aluna Marya Júlia, do 5º ano A da Escola Municipal “Raimundo Cândido de Araújo”, de Santa Rita do Pardo, achou a primeira atividade do projeto muito boa. “Eu já sabia de algumas informações que foram faladas durante a palestra. Espero que o projeto seja legal”, falou.

De acordo com a superintendente municipal de Meio Ambiente, Camila Bachega, este ano, o Piracema ampliou os atendimentos do projeto, que incluirá os idosos atendidos pelo município através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade e alunos da Escola Professor “José Domingos Chionha” – Apae de Bataguassu. A expectativa é que cerca de 1.300 pessoas sejam impactadas este ano através do Piracema.

Camila salienta que além das palestras ambientais, farão parte do cronograma de atividades a visitação a Unidade de Transbordo de Bataguassu, o passeio ao Bioparque Pantanal, em Campo Grande e a vinda inédita do “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica”, projeto idealizado pelo Hospital de Amor de Barretos, que tem como objetivo difundir a cultura e o conhecimento sobre o autocuidado e a prevenção ao câncer explicado de forma lúdica para adolescentes de 11 a 15 anos.

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que esteve presente na retomada do projeto, agradeceu a presença dos estudantes de Bataguassu, Anaurilândia e Santa Rita do Pardo e teceu elogios ao Ministério Público.

“O Piracema é o único do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil que dá a oportunidade para que nossas crianças conheçam a fundo a história dos municípios no que se refere a essa situação ambiental, mas que não atua só na conscientização ambiental, é um projeto que também tem comprometimento com o social e que oferece a oportunidade para que os estudantes façam passeios em outras localidades, isso graças a visão de um promotor de justiça”, disse o prefeito.