Prefeitura já concluiu 22 obras e tem outras 7 em andamento com investimento superior a R$ 37 milhões
Obras beneficiam áreas da Saúde, Esporte, Educação, Meio Ambiente, Turismo e Lazer para a sede de Bataguassu e o Distrito de Nova Porto XV

1-10-6

A atual gestão do município de Bataguassu/MS, que tem a frente o prefeito Akira Otsubo (MDB), impulsionou a área da infraestrutura com a conclusão de 22 obras e tem 7 outras em andamento. São investimentos nas áreas da saúde, esporte, educação, meio ambiente, turismo e lazer, como construções de prédios públicos e reformas, além de pavimentação e recapeamento de ruas.

Foram gastos R$ 37.589.463,72 milhões com as obras, sendo recursos próprios, federais e indenizatórios.

Segundo o prefeito, Akira Otsubo (MDB), “os investimentos são de grande importância para o desenvolvimento da cidade, e proporcionam mais qualidade de vida para a população tanto na área urbana quanto na rural”, disse Akira.

Pavimentação da Estrada Reta A-1 beneficia 200 moradores e turistas

A pavimentação da estrada da Reta A-1, por exemplo, beneficiou cerca de 200 moradores com o asfalto novo. A obra liga o bairro da Reta A-1 até a área de lazer Toca do Peixe, no Distrito de Nova Porto XV, e garante melhores condições de tráfego para os moradores residentes em condomínios na área, além de valorizar os empreendimentos turísticos da região.

Asfalto na área urbana beneficia Jardim Campo Grande e outros bairros

Quanto ao asfaltamento de ruas, prosseguem em andamento o recapeamento total do bairro Jardim Campo Grande, um dos maiores do município, com benefício para, no mínimo, cerca de 5 mil famílias; o recapeamento da Avenida São José, via pública de uma importante área comercial de Bataguassu, além de ter sido concluída a pavimentação do bairro Jardim Santa Rosa e expansão; a pavimentação de parte de ruas dos bairros Vila Nova, Jardim Bongiovanni e Jardim Santo Antônio e do bairro Jardim São Pedro.

Na Saúde, obras de infraestrutura e gabinetes odontológicos

Na área da saúde, a atual administração entregou a obra de reforma e adequação da sede da Secretaria Municipal de Saúde; a reforma e adequação do gabinete dentário da Estratégia da Saúde da Família (ESF) “Emiko Resende”, localizada no Distrito de Nova Porto XV e prossegue com a reforma total das seis salas e quatro consultórios odontológicos que fazem parte do gabinete dentário localizado no Centro de Especialidades Médicas, em Bataguassu.

Outras obras entregues foram a sede própria do Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC), a obra do novo Paço Municipal “Senador Ramez Tebet”, o Canil Municipal; banheiros e a iluminação interna do Cemitério Municipal.

“Na época da pandemia, houve sepultamentos no escuro, uma coisa que não pode acontecer”, conta o prefeito, sensibilizado com o problema.

Na Educação, escola nova na sede de Bataguassu e ampliação no Distrito de Nova Porto XV

Os investimentos também atendem a área da educação. Após 27 anos, a Escola Municipal “Pedro Domingues de Figueiredo” localizada no Distrito de Nova Porto XV, está recebendo quatro salas administrativas além de reforma e a cobertura da quadra de esportes. A obra beneficiará cerca de 240 alunos, da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, todos moradores do Distrito de Nova Porto XV e Retas adjacentes.

O município também prossegue com a construção de passarela coberta do Centro de Educação Infantil (CEI) “Casa da Vovó Diva” e da casa de brinquedos da unidade de educação infantil, que atende cerca de 100 crianças, com faixa etária de 4 meses a 3 anos.

A nova sede da Escola Municipal “Marechal Rondon”, que atende 1.400 estudantes divididos em Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos períodos da manhã e tarde é outro investimento entregue pela atual administração assim como a reforma do Centro de Educação Infantil (CEI) “Ana Maria Berro”, responsável pelo atendimento de mais de 76 crianças de zero a cinco anos no Distrito de Nova Porto XV.

No Esporte, conclusão do Ginásio Municipal e diversão para melhor idade

Com relação a área esportiva, a atual administração concluiu a construção do Ginásio Municipal de Esportes “José Luiz de Araújo – Mazzaroppi”, que conta com a estrutura oficial necessária para receber diversos eventos esportivos de grande porte além da revitalização da cancha de malha no bairro Jardim Acapulco.

Novas pontes de madeira e de concreto para escoamento da produção

Na área rural, mais investimentos. O município concluiu a construção do Salão de Eventos do Assentamento Montana, que foi totalmente refeito com melhor infraestrutura para atender as 70 famílias residentes na área.

Para auxiliar no escoamento da produção rural, garantir uma melhor trafegabilidade para o transporte escolar bem como para as famílias residentes na área rural, o município também investiu na reforma da ponte de madeira do Córrego do Sapé, reforma da ponte de madeira do Córrego Santa Rosa e está executando a construção da ponte de concreto do Córrego Caraguatá.

Administração humanista implantou serviço de proteção a vida em escolas e estádio

Para garantir a segurança da população, a administração municipal também promoveu obras de implantação do projeto de pânico e combate ao incêndio na Escola Municipal Marechal Rondon e no Ginásio Municipal de Esportes “José Luiz de Araújo – Mazzaroppi”.

Na área do turismo, lazer e meio ambiente, o município concluiu o terminal de transbordo, o Píer Turístico do Distrito de Nova Porto XV e têm a previsão de entregar até o final do ano a obra do Parque Aquático.

Texto: Bianca Lima / Ademar Cardoso