Prefeitura inicia o arruamento do Loteamento Amarildo Cruz após a doação de 736 terrenos

12/04/2024

DSC 0152
Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu

O maior projeto habitacional da história de Bataguassu começa a tomar forma efetivamente. Após a etapa de sorteio, a Prefeitura iniciou o trabalho de arruamento do Loteamento Amarildo Cruz. As ruas são abertas pela equipe e máquinas da própria Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; e Divisão de Engenharia.

São 10 ruas no total, que, quando estiverem prontas, mostrarão a divisão da área em 20 quadras. Todo levantamento topográfico também foi feito pela administração, que tomou o cuidado de separar a área de lazer.

“Vamos manter estas mangueiras e fazer aqui uma praça para o residencial”, disse o prefeito Akira Otsubo ao visitar o início do trabalho de arruamento ontem, dia 11 de abril, pela manhã, acompanhado do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Emerson Rodrigo Martins, o Paçoca, e o engenheiro Antônio Marcos Menezes, da Divisão de Engenharia.

A Prefeitura já fez a doação de 736 lotes em sorteio realizado no dia 11 de dezembro de 2023, justamente na data comemorativa do aniversário de emancipação político-administrativa de Bataguassu.

Cada terreno possui 160 m², tamanho suficiente para a construção da casa própria. A área de 10 alqueires foi adquirida pela Prefeitura em 2021, na administração do prefeito atual Akira Otsubo (MDB).

De acordo com o secretário Emerson Rodrigo Martins da Silva, o Paçoca, os serviços devem perdurar por, pelo menos, 15 dias.

"Muitas pessoas precisam sair do aluguel, precisam ter sua moradia. A intenção era construir mil casas, mas não conseguimos parceria com o Governo Federal. Desta forma, doamos os terrenos", disse o prefeito, que lembrou que a Prefeitura já protocolou junto à Sanesul e a Energisa os projetos para que sejam agilizadas as etapas de infraestrutura de água e esgoto; e energia elétrica para o loteamento.

Além disso, o prefeito apresentou, pessoalmente, ao governador do estado, Eduardo Riedel, o projeto de pavimentação asfáltica para o conjunto. “O governador recebeu com carinho e ficou de avaliar a viabilidade, já que outras lideranças políticas estão pedindo a ele também a implantação do Anel Viário”, esclarece o prefeito.

Residente há 22 anos em Bataguassu, Braulino de Alcântara conquistou o seu terreno na cota de idoso e aguarda ansioso a liberação do loteamento para construir a sua casa própria. “Quero construir minha casa com pré-moldados. Parabenizo a visão da gestão pela iniciativa de doar para a população os lotes”, disse.

A moradora Andrielly dos Santos Rodrigues é outra contemplada com o terreno. Mãe de seis filhos, para ela, sair do aluguel é prioridade. “Fiquei muito feliz com a conquista do terreno. Está sendo maravilhosa essa oportunidade principalmente para quem paga aluguel. Quero muito em breve poder ter a minha casa própria", falou a moradora

Texto: Bianca Lima / Ademar Cardoso