Prefeitura de Bataguassu já cedeu áreas para 20 empresas e indústrias que geraram cerca de 1 mil empregos
Outras seis áreas estão em fase adiantada de formalização junto ao município

08/04/2024

WhatsApp Image 2024 04 05 At 20.38.45 2

O município de Bataguassu se consolida como polo regional no leste de Mato Grosso do Sul quanto a geração de empregos e desenvolvimento econômico, com a constante chegada de novos investimentos, e notória diversificação de negócios de produtos e serviços.

Balanço divulgado pela administração do prefeito Akira Otsubo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, mostra a instalação de um total de 20 empresas e indústrias de diversos ramos.

Outras seis novas empresas, cuja implantação está em fase burocrática, são obrigadas a gerar, legalmente, no mínimo, 18 vagas de trabalho. Elas recebem a área da Prefeitura e assumem o compromisso de gerar, no mínimo, 3 novos postos de trabalho cada uma. Quase sempre é gerada quantidade bem maior do que o compromisso legal assumido. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Bataguassu (Prodebata).

As empresas e indústrias estão implantadas tanto na sede do município de Bataguassu quanto no Distrito de Nova Porto XV. “Criamos Polo Empresarial nos dois lugares e todo espaço já está ocupado, por isso, vamos adquirir novas áreas para lançar um novo Polo Empresarial”, anuncia o prefeito Akira Otsubo (MDB).

Cerca de 1 mil empregos entre diretos e indiretos foram gerados com a formalização das empresas na gestão Akira.

Paralelamente ao trabalho de atração das empresas e indústrias, a administração municipal desenvolve, frequentemente, cursos de qualificação da mão-de-obra. Na estrutura organizacional da atual gestão, além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo Urbano e Rural, existe a Casa do Trabalhador, dentro da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“A Casa do Trabalhador divulga e faz o recrutamento da mão-de-obra e encaminha para o mercado de trabalho, além de intermediar a ministração de cursos nos mais diversificados setores empresariais e industriais”, relata Luís Antônio Lemes, o Shiba.

Texto: Bianca Lima / Ademar Cardoso