Prefeitura de Bataguassu atende Governo Federal e vai distribuir calcário nos Assentamentos Aldeia e Santa Clara

WhatsApp-Image-2024-03-20-at-08.00.53
Foto Cedida / Secretaria de Desenvolvimento

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) recebeu ofício da Coordenação do Projeto Rural Sustentável Cerrado, do Governo Federal, com solicitação de apoio para distribuição de calcário aos assentados do Aldeia e Santa Clara, em Bataguassu.

O ofício é assinado pela coordenadora Marília Ramos, e o prefeito, de modo imediato, determinou a execução do trabalho pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, sob a coordenação do secretário Alessandro Firmino de Souza, o gerente de Divisão de Assessoramento Rural e Agricultura Familiar, Francisco Lopes Cardoso Júnior, o Júnior Batata, com apoio da Secretaria Municipal Obras e Infraestrutura, secretário municipal Emerson Rodrigo Martins da Silva, o Paçoca.

O maquinário da Prefeitura vai descarregar os big bags de calcário das carretas em locais estratégicos dos assentamentos. Além disso, farão a entrega domiciliar para os assentados e assentadas sem condição de fazer a retirada destes locais.

Foto Cedida / Secretaria de Desenvolvimento

Ao todo, são 264 toneladas de calcário dolomítico. Apesar de mais cara, a entrega em big bags, e não a granel, facilitará a divisão entre os assentados, segundo a Coordenação do Projeto. Cada assentado que fez a solicitação, irá receber 2 toneladas.

O Projeto PRS-Cerrado é executado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Governo Federal, ABC, BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento, UK Govermment, Rede ILPF-Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, Embrapa-Empresa Brasileira de Agricultura e Pecuária, e IABS-Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Entre os principais objetivos do projeto está a mitigação das emissões de GEE-gases de efeito estufa e o aumento da renda e da sustentabilidade de pequenos e médios do bioma Cerrado. O projeto é financiado pela Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, com recursos oriundos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido.

Em Bataguassu, a empresa MS Florestal/Bracell, parceira da Prefeitura em diversas ações também apoia o projeto e realiza investimentos para beneficiar os produtores e fortalecer organizações socioprodutivas no município.

Texto: Ademar Cardoso