Prefeitura celebra Dia Mundial da Água com entrega de mudas de árvores e panfletagem em Bataguassu

WhatsApp Image 2024 03 22 At 11.54.59

No dia 22 de março celebrou-se o Dia Mundial da Água. A data é destinada à reflexão e discussão da importância da água para os seres humanos e o planeta.

Como as árvores fazem parte dos recursos naturais presentes no nosso meio ambiente, na última sexta-feira (22), a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Superintendência Municipal do Meio Ambiente promoveu uma ação de distribuição de mudas de árvores frutíferas, com a participação de crianças e adolescentes dos Projetos Caritas Paroquial, no Distrito de Nova Porto XV; e Leãozinho do Pardo, na sede de Bataguassu.

Uma blitz educativa desenvolvida na Avenida Aquidauana, área central do município, com a presença do prefeito Akira Otsubo (MDB) também fez parte da iniciativa em alusão a data.

“A relação entre as árvores e a água está intimamente ligada ao ciclo da água.  A água no solo é absorvida pelas árvores através de suas raízes, o que é essencial para o seu desenvolvimento, contribuindo para o equilíbrio dos recursos naturais. As árvores protegem os recursos hídricos”, justifica a superintendente municipal do Meio Ambiente, Camila Bachega ao falar a respeito da ação, que contou com a parceria da empresa Morhena e da Sanesul.

Camila reforçou a importância do trabalho educativo com as crianças, enfatizando que é essencial que desde cedo elas aprendam sobre os recursos hídricos e sua preservação para o equilíbrio do meio ambiente. “Promover atividades de conservação e preservação ambiental é uma necessidade urgente para garantir que as próximas gerações possam desfrutar dos recursos naturais que temos hoje. É fundamental que continuemos investindo em educação ambiental e em ações práticas que visem a proteção dos nossos recursos hídricos”, disse.

Atendido pelo Caritas Paroquial, o pequeno Henrique Souza, falou sobre a importância do uso consciente da água. “Sem água não conseguimos viver. Precisamos da água para beber, tomar banho”, falou.

Cauê, integrante do projeto Leãozinho do Pardo, na sede de Bataguassu, sabe na ponta da língua da importância da água. “Temos que cuidar para a água não acabar. Ela é muito importante para a nossa vida”.

Para o prefeito Akira, a iniciativa fortalece o meio ambiente. “A água é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida e do bem estar de todos, por isso devemos preservá-la”, falou o chefe do Executivo.

Cerca de 300 mudas foram doadas pela empresa Morhena, entre elas, goiabeiras, jabuticabeiras e pitangas para apoiar a ação. Guilherme Galvani, representante da Morhena comentou “que a empresa possui uma política ambiental, que atua em conjunto com o município e que, desta forma, apoiou a campanha alusiva ao Dia Mundial da Água em Bataguassu”.

A entrega de panfletos disponibilizados pela Sanesul sobre consumo consciente da água também fez parte da ação. O gerente da empresa, Luciano Fernandes, reforçou a importância da população se conscientizar sobre o uso adequado da água. “A gente pede para que as pessoas façam o uso de forma racional da água, sem desperdícios. Agradecemos a parceria da Prefeitura em nos apoiar em mais esse evento”, disse ele.

O subtenente Ramos, da Polícia Militar Ambiental (PMA) salientou que “a PMA trabalha no sentido de fortalecer a parceria com a Prefeitura e outros órgãos ambientais”.

A população aprovou mais essa iniciativa da gestão municipal. “É uma atitude muito boa. Parabéns a Prefeitura”, disse Marcelo Estevão, morador de Bataguassu.

Vilma Pereira acompanhou a distribuição e levou uma muda de goiabeira e outra de jabuticaba para sua casa. “Achei interessante a iniciativa da Prefeitura. Vou plantar as mudas no rancho da minha família”, disse ela.