Prefeito e assentados conhecem novas tecnologias para produção na Tecnofam

WhatsApp Image 2024 04 18 At 04.57.53
Caravana dos assentamentos Aldeia, Santa Clara, Montana e Reta V (Foto Ascom)

Uma caravana de Bataguassu, composta por 40 produtores rurais da agricultura familiar dos assentamentos Aldeia, Santa Clara, Montana e Reta V, esteve na Tecnofam-Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar, edição 2024. A feira aconteceu no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, do Sindicato Rural de Dourados/MS, no período de 16 a 18 de abril, e o transporte, acomodação e hospedagem, foram patrocinados pela organização do evento.

O governador do estado, Eduardo Riedel, e representantes do Ministério do Ministério de Agricultura e Pecuária do Governo Federal, bem como diretores da Embrapa nacional e estadual, assim como vice-governador, deputados estaduais e prefeitos, participaram da cerimônia de abertura, realizada na manhã do dia 16.

O Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio, apresentou a Tecnofam para os visitantes de Bataguassu

O Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio, ciceroneou os visitantes de Bataguassu por diversos estandes. Foi ele quem formulou o convite para o município se fazer presente. E justificou isso dizendo que “Bataguassu apresenta uma evolução na produção agropecuária em relação ao agronegócio nos últimos anos, e somos sabedores do contingente de agricultores familiares no município”.

O prefeito Akira Otsubo e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo Urbano e Rural, Alessandro Firmino, e o Coordenador dos Assentamentos, Francisco Lopes Cardoso, o Batata, bem como a Superintendente de meio Ambiente, Camila Bachega, também ampliaram seus conhecimentos no evento. Akira gostou do novo contato que teve com o governador e o vice, sobre as demandas de Bataguassu.

A feira é bianual e considerada o maior evento de Mato Grosso do Sul e um dos maiores do Centro Sul do Brasil, voltado aos agricultores familiares. O auditório do Sindicato Rural esteve lotado de representantes das diversas instituições ligadas ao agronegócio. A Tecnofam é um espaço onde estão na agenda assuntos de interesse de todos o setor rural como, produção sustentável, segurança alimentar, sistema agroflorestais, biofortificação, crédito, organização de produtores, da produção, na forma de mostras tecnológicas a campo, relatos de experiências, oficinas e dinâmicas de execução.

“É uma experiência que, tenho certeza, vai contribuir muito, porque, além da beleza do evento, é feira tecnológica e isto equivale a dizer melhor aproveitamento da produção nos assentamentos e, consequente, aumento de renda”, resume o prefeito Akira Otsubo.

Delegação de Bataguassu gostou do que viu para melhorar a produtividade nos assentamentos do município

O secretário Alessandro Firmino, destacou o empenho da administração municipal em gerar empregos na sede do município e Nova Porto XV, com 20 novas empresas em operação, sem deixar de atender a zona rural, como produtores rurais e agricultores familiares. “Nós e aqueles que puderam se fazer presente, vamos levar novas informações à quem não pode vir”, assegura Firmino.

Já o coordenador Batata, valorizou a importância que a administração tem dado aos assentados. “Conversei com integrantes da caravana e todos estão satisfeitos com os novos conhecimentos adquiridos para melhorar a sua produção”, resumiu ele.

Prefeito Akira Otsubo com o vice-governador, Barbosinha, Deputado Estadual Renato Câmara e integrantes da delegação de Bataguassu

D. Maria Aparecida, gostou de “ter maior conhecimento, aprendizado e adorei o que vi, porque vai ajudar a gente no assentamento Montana”. Vera Julia dos Santos, disse que veio para ampliar seus conhecimentos. “Só o que vi na chegada já me agradou e vou levar muito conhecimento”, disse.

Texto: Ademar Cardoso