WhatsApp Image 2024 04 28 At 08.55.55
Prefeito Akira Otsubo puxa a fila e conclama população a ser exemplo de conscientização quanto a importância da vacinação contra gripe Influenza (Foto Micael Nunes / Assecom Prefeitura de Bataguassu

O slogan da Prefeitura de Bataguassu/MS, “Humanizando o Progresso” tem sua concretização nas ações especiais do setor de vacinação da Secretaria de Saúde do município. As diversas ações especiais, com plantões aos sábados, e as incursões nos locais onde estão pessoas dos grupos prioritários, confirmam o compromisso do prefeito Akira Otsubo com o progresso e desenvolvimento humanizados.

No sábado, os servidores da saúde fizeram uma ação especial. Eles ficaram de plantão das 9 às 15 horas (horário Brasília) em todas as unidades de saúde de Bataguassu. É a segunda vez que fazem isso em menos de 10 dias (a primeira, dia 20 e a segunda, dia 27/05).

Equipe de vacinação foi até o Corpo de Bombeiros para imunização contra a gripe

Mais de 200 pessoas compareceram voluntariamente para se vacinar contra a gripe influenza e atualizar a Carteira de Vacinação. “Ainda precisamos conscientizar mais a população sobre a importância de se vacinar”, avalia a secretária de Saúde de Bataguassu, Ariele Jerônimo.

Além das ações especiais, as equipes de vacinação vão até os locais onde existem pessoas dentro dos critérios que definem os grupos prioritários. Os servidores estiveram no presídio, na Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, idosos e já preparam novas incursões para os próximos dias.

Policiais Civil também receberam a equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de Bataguassu

“Vamos em busca das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social nas ruas e, em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura, pretendemos achar uma forma de conseguir a autorização dos pais para vacinar os estudantes dentro das escolas públicas”, projeta Ariele.

Idosos integram grupo prioritário e estão sendo vacinados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde

A pedido do prefeito Akira Otsubo, a mesma intensidade do trabalho, acontece, também, no Distrito de Nova Porto XV. Lá, inclusive, houve a iniciativa da Igreja Quadrangular, que realizou o Dia do Bem com vacinação e aferição de pressão, em conjunto com a Secretaria de Saúde. “Isto confirma o despertar da sociedade civil organizada para a importância da população ser vacinada, um exemplo a ser seguido pelas demais igrejas e entidades”, comenta Ariele.

As vacinas continuam à disposição da população em todas as unidades de saúde de Bataguassu, inclusive no horário estendido, até às 21 horas, no ESF Rita Guardini, na sede, e no ESF Emiko Resende, no Distrito de Nova Porto XV.

Ação especial com plantão dos servidores da saúde foi realizada na sede do município e também em Nova Porto XV

No dia 3 de maio, na frente da Prefeitura nova, acontece o evento Balcão de Empregos, durante o dia inteiro, com inúmeras oportunidades de colocação no mercado de trabalho. E a equipe de vacinação também estará presente para vacinar as pessoas interessadas.

O objetivo do prefeito Akira Otsubo, é vacinar toda a população contra a gripe e não somente os grupos prioritários. Para conseguir este feito, solicitou mais 15 mil doses da vacina ao Instituto Butantan, conforme ofício enviado através da Secretaria de Saúde.

Grupos prioritários