Bataguassu mostra a força dos artesãos da Costa Leste em encontro

11/03/2024

WhatsApp-Image-2024-03-08-at-12.35.34

O Distrito de Nova Porto XV, em Bataguassu, sediou no dia 8 de março, a realização do 1°Encontro de Artesãos dos municípios da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul, ação integrada entre o Sebrae-MS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, Prefeitura de Bataguassu, Associação Integra Costa Leste e empresa Suzano.

Seis cidades (Aparecida do Taboado, Selvíria, Brasilândia, Três Lagoas, Paranaíba e Bataguassu – Distrito de Nova Porto XV) participaram da atividade realizada no Centro Comunitário Reta A-1 “Jailton Santana Lima” e mostraram a qualidade e a variação da produção cultural feita com diferentes tipos de matéria-prima.

Na cerimônia de abertura do encontro, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) destacou que Bataguassu promoveu um grande evento para que os artesãos pudessem trocar experiências. “Nosso intuito é reconhecer o trabalho artístico e valorizar os produtos confeccionados por eles. A Prefeitura está trabalhando para valorizar as pessoas que mais precisam”, disse o prefeito.

O gestor agradeceu ainda a parceria com a empresa Suzano que está oferecendo apoio aos artesãos por meio de um projeto que visa o desenvolvimento de artesãos e a geração de renda dos profissionais vinculados à Associação de Artesãos de Nova Porto XV, com a oferta de capacitação, formalização dos empreendedores e o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado e competitividade.

O presidente da Câmara de Vereadores, Maurício do XV (PSDB) comentou sobre a realização do primeiro encontro no município através da parceria entre a Prefeitura de Bataguassu, Sebrae-MS e a empresa Suzano. “Essas parcerias são importantes e sempre tem dado certo, fortalecendo o município”, comentou Maurício.

O presidente do Instância de Governança Regional (IGR), Stênio Congro, destacou que “o evento foi realizado para promover a integração entre os municípios. O objetivo é que a Costa Leste seja cada vez mais forte no turismo e dentro do processo, os artesãos também fazem parte da temática”.

Após as falas, houve a apresentação de um talk show com o tema regionalização do artesanato na Costa Leste apresentado pela instrutora do Sebrae-MS, Claudia Medeiros.

Claudia disse que o artesanato emprega todas as idades, utiliza lixo, que vira luxo e agrega na geração de emprego e renda das famílias. “Esse encontro vai abrir novas oportunidades para que os artesãos possam ter condições de apresentar seus produtos. É preciso ousar, todos tem dificuldades e desafios, mas é importante ter vontade de vencer”.

A instrutora salientou também que as associações de artesãos precisam de apoio para fortalecer a categoria.  “Oitenta porcento dos artesãos, por exemplo, são mulheres, não desmerecendo os homens que também atuam no artesanato. Precisamos pensar em políticas públicas para as mulheres artesãs. Com a realização desse projeto e desse encontro, o objetivo é que esses profissionais sejam fortalecidos”.

A presidente da Associação Costa Leste de Artesãos de MS (ACLAMS), com sede em Três Lagoas (ACLAMS), Aline Araújo, falou que encontros como o realizado em Bataguassu são importantes para a valorização do trabalho dos artesãos. “O artesão normalmente não sente que o seu trabalho é valorizado, ele acha que é só um hobby. Com esses encontros, em que eles são orientados sobre legislação, técnicas, direitos, eles veem que é um trabalho como uma CLT. É importante para a valorização do nosso trabalho”.

A artesã Ramona Coimbra Pereira, de Brasilândia, que integra o Grupo de Mulheres Indígenas da etnia Ofaye atuam com a produção de tecido (algodão cru e tricoline). Para ela, atividades como a desenvolvida em Bataguassu são importantes para a divulgação dos seus produtos. “Somos em 16 mulheres e trabalhamos com a confecção de bolsas e tecidos. Trazemos a fauna e a flora para os tecidos além da nossa língua materna para mantermos viva as nossas tradições. Eventos como esse são importantes para a divulgação, para nós é maravilhoso, a gente leva o nosso trabalho para outras cidades e cada vez que divulga, a gente consegue vender mais conhecer e apresentar o nosso material para mais pessoas”.

Já o casal de artesãos Raquel Francisca dos Santos e José Aparecido dos Santos, que atuam desde 2022 na área do artesanato no Distrito de Nova Porto XV também classificaram como válido o encontro. “Achei a iniciativa importante porque a gente conhece outras pessoas, outros trabalhos. O projeto tem transformado a nossa forma de pensar o artesanato com o apoio da Prefeitura e do Sebrae-MS”.

Estiveram presentes no evento, o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Euzébio Varaldo (Binha); o analista do Sebrae-MS, Edvaldo Araújo; a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo e os demais secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Urbano e Rural, Alessandro Firmino de Souza; e de Saúde, Ariele Jerônimo além de artesãos e população em geral.