A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), informa à população que a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) foi ampliada e, agora, está disponível para todas as pessoas com idade a partir de seis meses. A decisão segue recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo conter o avanço dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado.
A ampliação da vacinação teve início nesta terça-feira, 13 de maio, e contempla todas as unidades de saúde do município, incluindo o Distrito de Nova Porto XV. O atendimento ocorre das 7h às 11h e das 13h às 17h, com exceção das unidades ESF Emiko Resende e ESF Rita Guardini, que funcionam com horário estendido até às 21h.
Plantões de Vacinação
Além do horário convencional, a SEMSA disponibiliza, nesta quarta e quinta-feira (14 e 15 de Maio), um cronograma especial para facilitar o acesso à imunização:
- ESF Rita Guardini (Posto Central) | Vacinação até às 21h (acompanhando horário de funcionamento da unidade);
- ESF Emiko Resende (Distrito de Nova Porto XV) | Vacinação até às 21h (acompanhando horário de funcionamento da unidade);
- ESF Jardim São Francisco - Vacinação em horário estendido das 17h às 20h;
- Secretaria Municipal de Saúde - Vacinação em horário estendido das 17h às 20h.
A medida visa combater o crescimento de internações e óbitos causados por complicações da gripe, especialmente entre crianças e idosos — públicos que, segundo dados do Boletim Epidemiológico da SES, são os mais afetados atualmente. O Estado já contabilizou 586 casos confirmados de influenza e 68 óbitos em decorrência da doença em 2025.
Além disso, a Rede Estadual de Frio anunciou a entrega de uma nova remessa de vacinas para o dia 16 de maio, garantindo o abastecimento necessário para manter o ritmo da imunização.
A Prefeitura de Bataguassu reforça a importância da vacinação como forma de prevenção e cuidado coletivo. A vacina contra a Influenza é segura, eficaz e fundamental para proteger a saúde pública, principalmente neste período sazonal de maior circulação do vírus.
A população está convidada a comparecer ao posto de saúde mais próximo e garantir sua dose. Vacinar é um ato de responsabilidade e amor com você, sua família e toda a comunidade.