Diogo Batáguas é nomeado Embaixador de Bataguassu na Europa em praça pública

WhatsApp Image 2024 05 04 At 22.10.54
Diogo Batáguas recebeu o título de Embaixador de Bataguassu na Europa (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)

O saldo da visita do youtuber português Diogo Batáguas, e sua equipe, a Bataguassu, é considerado pelo prefeito Akira Otsubo “positivo e, futuramente, rentável para o município”. Diogo tem, agora, uma placa com seu nome numa das ruas do residencial Modelo IV e foi nomeado, sem ônus, Embaixador de Bataguassu na Europa.

O texto da portaria número 196, de 26 de abril de 2024, assinada pelo prefeito, foi impresso em uma placa de prata emoldurada e entregue ao visitante em grande evento público chamado “Tardezinha na Vitti”, realizado na Praça Helena Vitiritti, na tarde/noite de sábado (4).

“É uma forma de reconhecer e agradecer o trabalho voluntário que ele faz para nosso município na Europa, a partir de Portugal, desde fevereiro”, registrou o prefeito, ao entregar a placa. A partir de agora, a frutificação do trabalho será na área econômica, “porque Diogo vai nos ajudar a atrair investidores para Bataguassu”, projeta Akira.

Prefeito Akira considerou visita do Youtuber por Bataguassu como positiva (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)

Ao agradecer o que chamou de “honraria”, Batáguas demonstrou grande emoção e garantiu maior empenho para ajudar Bataguassu, além da divulgação. Ele e sua equipe, haviam acabado de chegar de uma incursão feita aos rios Paraná e Rio Pardo, que banham Bataguassu.

Elogiaram a natureza exuberante, a fauna ictiológica, e consideraram “ótimas imagens” para serem divulgadas em Portugal. Os visitantes participaram de vários eventos da Prefeitura, realizados durante o dia inteiro. Um dia antes, às 17 horas, houve o descerramento da placa com o nome Rua Diogo Batáguas, cuja publicação, em Portugal, atingiu cerca de 10 mil acessos em menos de uma hora.

No dia 3, durante o evento “Emprega Bataguassu”, alusivo à celebração do Dia do Trabalhador, realizado pela Casa do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com o Sebrae e diversas empresas participantes, houve grande concentração de público na frente da sede da Prefeitura, para postular as vagas do Feirão de Empregos oferecidas pelas empresas, participar de workshop para aprender a fazer currículos e a se comportar em uma entrevista de emprego, e assistir palestra de Diogo Batáguas sobre “Empreendedorismo Digital”.

Batáguas ministrou palestra sobre empreendedorismo digital (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)

A irreverência e bom humor peculiares a Batáguas durante a apresentação de seus vídeos no YouTube, ficaram evidentes quando aceitou ser “vítima” de acidente de trânsito em simulação de resgate feito por equipes do Corpo de Bombeiros de Bataguassu.

Sob o Comando do Capitão Alfonso, com narração do Sub-Tenente Deknes, os militares retiraram Batáguas debaixo de um dos carros e mostraram os primeiros atendimentos adequados. Tudo fez parte do lançamento da campanha do Maio Amarelo, feita pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Youtuber português participou da simulação de acidente de trânsito iniciativa do Demutran em alusão a Campanha Maio Amarelo (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)

Em seguida, Batáguas esteve em visitação ao Museu Helena Meireles. Lá, a secretária municipal de Educação e Cultura, Cida Meira, e a professora Regina Freire, historiadora do Museu Municipal Helena Meirelles, apresentaram informações sobre a origem de Bataguassu e a história de Helena Meireles (in memorian), instrumentista sul-mato-grossense de fama internacional.

Batáguas e equipe em visita ao Museu Municipal "Helena Meirelles" (Foto Ascom Prefeitura de Bataguassu)

Batáguas esteve também com seus patrícios de Portugal, empresários, comerciantes com grande participação na história e progresso de Bataguassu.

Batáguas com representantes de famílias portuguesas residentes em Bataguassu (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)

No dia 2, Batáguas recebeu fartos conhecimentos técnicos a respeito de três assuntos importantes na pauta de Bataguassu: história do maior impacto ambiental causado devido a formação da represa para construção da Usina Hidrelétrica Sérgio Mota, em palestra ministrada pelo prefeito Akira Otsubo; educação ambiental, em palestra sobre o Projeto Piracema, ministrada pela Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Camila Bachega; e sobre Rota Bioceânica, ministrada pelo Coordenador do Curso de Direito da Universidade Estadual de MS, professor Lúcio Flávio Sunakozawa.

Evento "Tardezinha da Vitti" contou com a presença de secretários e coordenadores municipais (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)

“São conhecimentos importante que levo daqui sobre assuntos internacionais. Gostei muito”, resumiu Batáguas. Os visitantes portugueses elogiaram, em geral, tudo que viram em Bataguassu, inclusive a culinária. No dia 1°, provaram o churrasco tradicional: carne, mandioca, arroz, vinagrete e farofa; e depois pirarucu ensopado.

Diogo Batáguas em visita ao Paço Municipal (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)

A população aprovou a vinda de Diogo Batáguas, por seus próprios recursos, e aposta nos benefícios resultantes da divulgação do município no exterior. Um dos exemplos imediatos, foi o salto na quantidade de internautas inscritos no canal da Prefeitura de Bataguassu, no YouTube: eram 7 e saltaram para quase 6 mil.

Rua Diogo Batáguas concedida pelo prefeito Akira Otsubo em homenagem ao Youtuber português (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)

Texto: Ademar Cardoso