Agosto Lilás é aberto oficialmente com mobilização da Rede de Proteção às mulheres
Campanha reúne poder público, forças de segurança e sociedade civil e tem programação de ações ao longo de todo o mês.

Por

Redação

Luiz Renato

|

12/08/2026 14:10

Agosto-Lilas-e-aberto-oficialmente-com-mobilizacao-da-Rede-de-Protecao-as-mulheres

Bataguassu deu início oficialmente, na última sexta-feira (7), à programação do Agosto Lilás 2026, campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. A abertura aconteceu na Câmara Municipal e reuniu representantes da Rede de Proteção, autoridades municipais, servidores públicos e integrantes da sociedade civil.

Com o tema “Fortalecendo responsabilidades para garantir direitos e proteger mulheres”, a campanha deste ano, realizada por meio da Secrearia Municipal de Assistência Social (SEMAS), busca ampliar o diálogo sobre prevenção da violência, garantia de direitos e fortalecimento dos serviços que integram a rede de atendimento às mulheres.

Durante a abertura, também foi apresentado o calendário de ações do Agosto Lilás, que contará com atividades em diferentes pontos do município ao longo do mês. A programação inclui palestras, rodas de conversa e ações de conscientização junto a unidades de saúde, empresas, associações, serviços de convivência, servidores públicos, escolas e comunidades, levando informação para diferentes públicos e espaços.

A mobilização também contará com uma ação de encerramento no dia 26 de agosto, na Feira Livre Municipal, integrando as secretarias municipais em um evento aberto à população.

Um dos momentos da abertura foi a participação da Banda Musical "Ambrósio Lemes", que contribuiu para a mobilização do público durante o lançamento da campanha.

A proposta do Agosto Lilás é fortalecer essa atuação conjunta: identificar situações de violência, orientar sobre os caminhos para buscar ajuda, ampliar o acesso à informação e garantir que as mulheres conheçam seus direitos e os serviços disponíveis para acolhimento e proteção.

Para a prefeita Wanderleia Caravina, ampliar o acesso à informação e aproximar a Rede de Proteção da população são medidas fundamentais para que as mulheres conheçam seus direitos, saibam onde buscar ajuda e tenham acesso ao acolhimento necessário em situações de violência.

Em caso de violência, procure ajuda
Mulheres vítimas de violência ou pessoas que presenciem uma situação podem buscar orientação, denunciar ou acionar os serviços de emergência pelos canais oficiais. A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 oferece atendimento e orientação, também disponível pelo WhatsApp (61) 99610-0180.

Em situações de emergência ou risco imediato, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.

Galeria de fotos da matéria

Assuntos

61
106
42
27
7

Últimas Notícias

12/08/2026 - 15:13

Cine Câmara leva documentário sobre a história do Rio Paraná a estudantes da Escola Braz Sinigaglia

12/08/2026 - 14:46

VAI COMEÇAR: Nossa Senhora dos Navegantes 2026 reúne fé, tradição e grandes shows em Nova Porto XV

12/08/2026 - 14:10

Agosto Lilás é aberto oficialmente com mobilização da Rede de Proteção às mulheres

06/08/2026 - 10:11

AGOSTO DOURADO: Programação especial incentiva o aleitamento materno durante todo o mês

04/08/2026 - 08:20

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Bataguassu inicia cursos técnicos gratuitos inéditos em parceria com o SENAI

Galeria de fotos da matéria

PDF e impressão

[bws_pdfprint display='pdf,print']

PÁGINA NÃO ENCONTRADA!