A Prefeitura Municipal de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), sediou entre os dias 6 e 8 de maio, a formação do programa “Educar Para Valer”, com a participação de representantes dos municípios de Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Presidente Epitácio (SP). O evento foi realizado na Escola Municipal Marechal Rondon e reuniu mais de 100 professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de 15 formadores multiplicadores das redes de ensino dos municípios participantes.
O programa tem como objetivo fortalecer a aprendizagem nos anos iniciais e elevar os índices de proficiência nas disciplinas básicas por meio de um tripé de ações: formação continuada, avaliação e monitoramento de resultados. A iniciativa busca impactar diretamente na qualidade do ensino público, contribuindo para a melhoria dos indicadores educacionais e promovendo o desenvolvimento do processo de alfabetização nas redes municipais.
O “Educar Para Valer” é uma parceria entre as prefeituras participantes e a MS Florestal, por meio do projeto Bracell Social. De acordo com a prefeita de Bataguassu, Wanderleia Caravina, investir em educação é prioridade da gestão municipal. “A adesão ao programa representa uma grande oportunidade de qualificação do ensino oferecido na rede municipal e reflete nosso compromisso com o futuro das nossas crianças”, afirmou.
A Secretária Municipal de Educação, Nilza Primo, destacou a importância da parceria para a realização da formação. “Nossa meta é garantir a alfabetização de todos os nossos alunos, e sabemos que, para isso, é preciso inovar. Agradecemos aos parceiros que acreditam nesse trabalho e contribuem para essa jornada de aprendizado coletivo. Este foi, sem dúvida, um momento ímpar para a educação de Bataguassu.”
Wanessa Miranda, analista de responsabilidade social da MS Florestal, pontuou que o programa contribui para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas nas escolas. “Essa formação ajuda os educadores a elaborarem planos de ensino mais eficazes e atrativos para os alunos, o que acaba refletindo na elevação do número de crianças alfabetizadas com qualidade.”
A ação reforça o compromisso de Bataguassu com o avanço da educação pública e com a promoção de políticas que garantam o direito à aprendizagem desde os primeiros anos escolares. Como destacou a organização do evento, “educar é um ato de amor e coragem – e esta formação simboliza o compromisso de educar com sentido e sensibilidade.”