10/09/2019 às 11:33 • Atualizada em 10/09/2019 às 10:57
Mais informações sobre os atendimentos podem ser obtidas nas unidades de saúde (Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu)

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta de atendimento do projeto “GGente Fina” para todas as Estratégia da Saúde da Família (ESF) do município.

Segundo a titular da pasta, Maria Angélica Benetasso, o objetivo é oportunizar que mais munícipes participem do projeto, que auxilia indivíduos com sobrepeso e obesidade a reduzir a massa corporal gradativamente.

“Iniciamos o projeto em 2018 pelo ESF “Dr. Rubens Kimura”, no bairro Jardim Santa Maria. Obtivemos resultados satisfatórios com essa iniciativa, que inclusive foi selecionada pelo CONASEMS durante a “14ª Mostra Brasil aqui tem SUS” como uma experiência municipal bem-sucedida no SUS”, comenta Maria Angélica.

Na época, como premiação, o projeto foi filmado pelo WebDocsCONASEMS e o vídeo veiculado no site do CONASEMS/MS (acesse pelo link https://www.youtube.com/watch?v=A_0YF-G3G-k).

A secretária lembra que Bataguassu possui um índice considerável de óbitos relacionado a doenças cardíacas. “Com o projeto, estamos conseguindo atingir os munícipes precocemente e trabalhar a questão da promoção da saúde, prevenindo doenças além de trazê-los a conhecer os serviços oferecidos de forma gratuita pelas unidades de saúde como por exemplo, os atendimentos com a nutricionista, psicólogo”, frisa.

Maria Angélica observa que o projeto conta com a participação dos educadores físicos Júlio César Alves e Everton Miron além do acompanhamento multiprofissional de psicólogos, nutricionistas e médicos das unidades de saúde.

Confira os dias, horários e locais de atendimento

ESF Jardim Acapulco – Quartas e sextas-feiras, às 7 horas (horário Brasília)

ESF São Francisco – Segunda e quintas-feiras, às 7 horas (horário Brasília)

ESF “Dr. Lúcio Ferreira Rosa” (Jardim Campo Grande) - Segundas e quartas-feiras – 7h30 (horário Brasília)

ESF “Dr. Rubens Kimura” (Jardim Santa Maria) – Terças e sextas-feiras, às 7h30 (horário Brasília)

ESF Emiko Resende (Nova Porto XV) – Terças e quintas-feiras, às 7h30 (horário Brasília)

PROJETO

De autoria da enfermeira Maria Cristina dos Anjos Aragão, o projeto “GGente Fina” tem como objetivo auxiliar os indivíduos com sobrepeso e obesidade a reduzir a massa corporal gradativamente; prevenir e/ou controlar as comorbidades, promover a autonomia de escolha, o senso crítico e a corresponsabilização através da orientação nutricional, incentivar hábitos de vida saudáveis, troca de saberes e apoio psicológico, visando à promoção da saúde.

O projeto é desenvolvido por grupos que participam das atividades por seis meses.

Foto Cedida

Além da atividade física, os participantes passam por acompanhamento nutricional, psicológico, físico e médico. Dentro do processo, são realizados os exames de rotina, o cálculo de Índice de Massa Corpora (IMC) e por fim, repassado o cardápio/dieta diária para consumo dos participantes, com foco na perda de peso.