Acessibilidade
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Limpar Configurações
Início / Saúde / Secretaria Municipal de Saúde amplia atendimento do projeto “GGente Fina” para todas as ESFs locais Secretaria Municipal de Saúde amplia atendimento do projeto “GGente Fina” para todas as ESFs locais
10/09/2019 às 11:33 • Atualizada em 10/09/2019 às 10:57
Cb image default
Mais informações sobre os atendimentos podem ser obtidas nas unidades de saúde (Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu)

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta de atendimento do projeto “GGente Fina” para todas as Estratégia da Saúde da Família (ESF) do município.

Segundo a titular da pasta, Maria Angélica Benetasso, o objetivo é oportunizar que mais munícipes participem do projeto, que auxilia indivíduos com sobrepeso e obesidade a reduzir a massa corporal gradativamente.

“Iniciamos o projeto em 2018 pelo ESF “Dr. Rubens Kimura”, no bairro Jardim Santa Maria. Obtivemos resultados satisfatórios com essa iniciativa, que inclusive foi selecionada pelo CONASEMS durante a “14ª Mostra Brasil aqui tem SUS” como uma experiência municipal bem-sucedida no SUS”, comenta Maria Angélica. 

Cb image default
Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu

Na época, como premiação, o projeto foi filmado pelo WebDocsCONASEMS e o vídeo veiculado no site do CONASEMS/MS (acesse pelo link https://www.youtube.com/watch?v=A_0YF-G3G-k). 

A secretária lembra que Bataguassu possui um índice considerável de óbitos relacionado a doenças cardíacas. “Com o projeto, estamos conseguindo atingir os munícipes precocemente e trabalhar a questão da promoção da saúde, prevenindo doenças além de trazê-los a conhecer os serviços oferecidos de forma gratuita pelas unidades de saúde como por exemplo, os atendimentos com a nutricionista, psicólogo”, frisa. 

Cb image default
Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu

Maria Angélica observa que o projeto conta com a participação dos educadores físicos Júlio César Alves e Everton Miron além do acompanhamento multiprofissional de psicólogos, nutricionistas e médicos das unidades de saúde. 

Confira os dias, horários e locais de atendimento

ESF Jardim Acapulco – Quartas e sextas-feiras, às 7 horas (horário Brasília)

ESF São Francisco – Segunda e quintas-feiras, às 7 horas (horário Brasília)

ESF “Dr. Lúcio Ferreira Rosa” (Jardim Campo Grande) - Segundas e quartas-feiras – 7h30 (horário Brasília)

ESF “Dr. Rubens Kimura” (Jardim Santa Maria) – Terças e sextas-feiras, às 7h30 (horário Brasília)

ESF Emiko Resende (Nova Porto XV) – Terças e quintas-feiras, às 7h30 (horário Brasília)

Cb image default
Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu

PROJETO

De autoria da enfermeira Maria Cristina dos Anjos Aragão, o projeto “GGente Fina” tem como objetivo auxiliar os indivíduos com sobrepeso e obesidade a reduzir a massa corporal gradativamente; prevenir e/ou controlar as comorbidades, promover a autonomia de escolha, o senso crítico e a corresponsabilização através da orientação nutricional, incentivar hábitos de vida saudáveis, troca de saberes e apoio psicológico, visando à promoção da saúde.

O projeto é desenvolvido por grupos que participam das atividades por seis meses.

Cb image default
Foto Cedida 

Além da atividade física, os participantes passam por acompanhamento nutricional, psicológico, físico e médico. Dentro do processo, são realizados os exames de rotina, o cálculo de Índice de Massa Corpora (IMC) e por fim, repassado o cardápio/dieta diária para consumo dos participantes, com foco na perda de peso.

Fale Conosco
Prefeitura Municipal de Bataguassu