Início / Saúde / Secretaria Municipal de Saúde adota estratégia para oferta de vacina BCG em Bataguassu Secretaria Municipal de Saúde adota estratégia para oferta de vacina BCG em Bataguassu
13/08/2019 às 13:55 • Atualizada em 13/08/2019 às 12:58
Foto Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde está adotando uma medida estratégica visando a oferta da vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) para os recém-nascidos no município.

Devido o estoque reduzido da vacina em todo País, conforme nota técnica do Ministério da Saúde, em Bataguassu, o atendimento será feito apenas às sextas-feiras, na Estratégia da Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim São Francisco, em horário regular de atendimento.

Segundo a coordenadora municipal de Saúde, Paula Romão Dias, a medida visa garantir o atendimento de mais crianças.

Paula explica que após aberto, o frasco da vacina dura apenas seis horas. “Geralmente cada frasco possui entre 10 a 20 doses de vacina. Para evitar desperdício, estamos adotando essa programação até que o nosso estoque seja reabastecido”, comenta

A vacina BCG previne contra a tuberculose e deve ser aplicada logo nos primeiros dias de vida da criança.