Início / Saúde / Saúde capacita profissionais para enfrentamento à Dengue Saúde capacita profissionais para enfrentamento à Dengue
21/02/2020 às 09:24 • Atualizada em 21/02/2020 às 08:32
Foto Cedida

Os profissionais de saúde de Bataguassu receberam recentemente um treinamento continuado para orientação e atualização sobre os protocolos de classificação de risco, atendimento, manejo clínico e encaminhamento de pacientes com suspeita de dengue, com base nas determinações do Ministério da Saúde.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, a capacitação foi ministrada pelo médico infectologista Delso Nascimento, que atua no município. “Foi uma atualização profissional de atendimentos e orientações práticas de procedimentos que devem ser adotados em pacientes que apresentem os sintomas da doença (febre alta, dores de cabeça e no corpo; vômito e diarreia) desde o primeiro atendimento; instrução para realização de exame que confirme o diagnóstico; posterior classificação da dengue e tratamento”, comentou.

Maria Angélica salientou a importância dos servidores conhecerem seu papel no processo de atendimento principalmente no que se refere ao manejo clínico em atenção aos pacientes de alto risco, em especial, crianças e idosos.

O médico infectologista destacou que o manejo correto de pacientes se resume em quatro pilares: diagnóstico precoce, classificação da dengue em A, B, C e D; hidratação adequada conforme protocolo do Ministério da Saúde; e reavaliação da efetividade das condutas, o que sistematicamente, segundo o médico, reduz os número de casos de dengue grave e óbitos por dengue.

Participaram do treinamento, médicos, enfermeiros, coordenadores das unidades de atenção básica de saúde, bioquímicos, biomédicos e auxiliares de laboratório.

Foto Arquivo / Assecom Prefeitura de Bataguassu

Ações

Maria Angélica lembrou que as ações rotineiras de enfrentamento à dengue prosseguem em andamento no município com a realização dos mutirões de limpeza em combate ao mosquito Aedes Aegypti; vistorias em imóveis e notificações para limpeza de terrenos baldios e eliminação de criadouros; descarte correto de pneus e aplicação de inseticidas e larvicidas utilizados como medida complementar ao controle do vetor em bairros com registros de focos do mosquito.

A oferta de oficinas de atualização sobre o tema para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias do município através da regional de Três Lagoas também foram medidas utilizados para combate e controle da dengue.

“Vale destacar a importância do papel do morador nesse processo, que deve sempre estar atento aos seus quintais e não permitir o acúmulo de água em latas, vaso de plantas, pneus velhos, copos plásticos ou qualquer outro recipiente que possa ser um ambiente propício para a proliferação do mosquito. A melhor forma de se evitar o vetor é combatendo os locais propícios para sua criação. O trabalho contínuo necessita da ajuda de todos”, frisou a secretária.