Início / Saúde / Passeata e panfletagem marcam campanha Setembro Amarelo em Bataguassu Passeata e panfletagem marcam campanha Setembro Amarelo em Bataguassu
16/09/2019 às 15:50 • Atualizada em 16/09/2019 às 15:09

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Estratégias da Saúde da Família (ESFs) realizaram nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, às 9 horas (horário de Brasília), uma passeata e panfletagem em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

A mobilização, de acordo com a enfermeira Kelly Maticolli, teve saída de frente ao Paço Municipal e contou com a participação de pacientes do Caps e profissionais de saúde. O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) esteve presente na abertura da atividade.

Com faixas e bexigas, os participantes da passeata percorreram o centro da cidade. Houve ainda a entrega de panfletos e de botons sobre o tema depressão e suicídio, com intuito é promover o diálogo a respeito do tema. “O objetivo da passeata foi chamar atenção e levar informação sobre a importância da prevenção do suicídio, incentivar as pessoas a buscarem ajuda e oferecer ajuda quando perceberem situações de risco", comentou Kelly.

A passeata contou com o apoio da Polícia Militar.

PROGRAMAÇÃO

Em Bataguassu, a programação alusiva a campanha Setembro Amarelo prossegue em andamento até o dia 26 de setembro com ações diversas. No final de semana, palestras para educadores de escolas estaduais locais com os temas prevenção ao suicídio, sinais e sintomas de ideação suicida foram oferecidas.

Dentro da programação, o município está trabalhando com o Programa Municipal de Valorização da Vida instituído por meio da Lei Municipal nº 2.538/2018, de autoria do vereador Cleyton Rodrigo da Silva, que visa a prevenção ao suicídio e promoção do direito ao acesso à saúde mental no âmbito do município.

Conforme a legislação, o programa tem como objetivo ampliar a conscientização sobre o tema e capacitar pessoas de diversas áreas e setores a identificar sintomas presentes entre adolescentes, jovens e adultos para garantir seu direito ao acompanhamento e a prevenção de quadros de sofrimento psíquico, que por ventura possam levar ao suicídio.

Na rede municipal de saúde, quem precisa de atendimento para transtornos mentais por meio de demanda espontânea ou de encaminhamento pela rede ampliada de assistência, incluindo os serviços de saúde, de serviço social ou de justiça é encaminhado e tratado no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) "Enfermeiro Gilberto Luiz Ferreira - "Severo".

Os atendimentos são realizados em sede própria recém-inaugurada localizada na rua Bertoldo Borges, 150, no bairro Residencial Modelo.

Confira a programação

17/09

Ação: Bate Papo sobre Valorização da Vida com grupos de jovens (igreja católica)

Tema: Valorização da Vida

Local: Caps

23/09

Ação: Live com psicólogos da rede  e Secretária Municipal de Saúde

Tema: Valorização da Vida

26/09

Ação: Reunião com os beneficiários do BPC parceria com o Cras

Horário: 9 horas (Brasília)

26/09

Ação: Divulgação do Programa Municipal de Valorização da Vida

Local: Caps

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo foi realizada no Brasil pela primeira vez em 2015 a fim de promover formas de prevenção e valorização a vida. A ação foi idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e tem se repetido desde então.

Conforme dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o suicídio é uma das principais causas de morte no país, ocorrendo em sua maioria entre jovens na faixa de 15 a 29 anos.