Acessibilidade
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Limpar Configurações
Início / Saúde / Em vídeo, prefeito de Bataguassu apresenta panorama da Covid-19 em Bataguassu Em vídeo, prefeito de Bataguassu apresenta panorama da Covid-19 em Bataguassu
15/05/2020 às 17:51 • Atualizada em 15/05/2020 às 18:27
Cb image default
Foto Reprodução

Em um vídeo postado nesta sexta-feira, dia 15 de maio, em suas redes sociais, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) apresentou o panorama da Covid-19 no município.

Caravina comentou que Bataguassu registrou até o momento, 3 casos confirmados da doença, sendo que 2 pacientes já foram curados e 1 permanece em isolamento domiciliar.

No decorrer desta semana, segundo o gestor, outros 3 casos foram registrados a partir da realização de testes rápidos. "Os três testes rápidos feitos deram positivo em pacientes locais, mas constam em investigação em nosso boletim epidemiológico porque estamos aguardando o retorno do exame oficial enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS), em Campo Grande, para confirmar a positividade dos testes", disparou.

O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) esclareceu ainda que o último caso registrado na cidade trata-se de um funcionário de uma empresa local e que diante do fato, neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde está testando outros colaboradores que atuavam no mesmo setor do caso confirmado pelo teste rápido na referida empresa.

O prefeito voltou a pedir a população bataguassuense que siga rigorosamente as regras de isolamento social, evitando sair de casa se não houver necessidade e reforçando a necessidade da adoção de medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência.

"Os casos estão aumento no Estado de Mato Grosso do Sul, principalmente no interior. Na maioria das cidades onde está havendo o aumento de casos isso ocorreu por irresponsabilidade das próprias pessoas. Não adianta o Poder Público fazer a sua parte, colocando fiscalização nas ruas, intensificando as ações preventivas, se as pessoas não permanecem em suas casas e não tomam os cuidados preventivos necessários", avaliou.

NOVO DECRETO

No vídeo, Caravina antecipa que um novo Decreto Municipal a ser publicado na próxima semana penalizará aquelas pessoas que forem colocadas em isolamento domiciliar pela Secretaria Municipal de Saúde em casos suspeitos da Covid-19 e que por ventura não respeitarem esse isolamento com a aplicação de multa e a possibilidade de abertura de processo criminal.

"Não dá para as pessoas com suspeita de contaminação pela Covid-19 saírem fazendo churrasco, visitando parentes, participando de rodas de tereré como já foi registrado em outras cidades, com possibilidade de saírem pelas ruas contaminando outras pessoas. Um novo decreto endurecerá penalização para essas práticas irresponsáveis", declarou.

O prefeito disse que Bataguassu manteve uma flexibilização de atividades para que "a vida das pessoas seguisse mais próxima da normalidade", porém, não descartou na gravação a possibilidade de tomar medidas mais rígidas para manter o isolamento social.

"Flexibilizamos a atuação da área comercial e em algumas outras atividades porque entendemos que a situação comercial possa ser preservada, mas se a situação da contaminação sair do controle, nós não descartamos a possibilidade de executar medidas mais rígidas e ter uma situação de isolamento mais forte no município", completou.

"Se nós queremos manter a nossa vida mais próxima da normalidade, peço a cada um de vocês que cumpram com as determinações, utilizem máscaras quando forem sair de casa e se puderem, permaneçam em suas casas. Dessa forma, nós vamos conseguir minimizar a contaminação em nossa cidade.", conclui o prefeito.

Confira o vídeo completo do prefeito de Bataguassu através do link https://bit.ly/2WylBE8 

Fale Conosco
Prefeitura Municipal de Bataguassu