Início / Saúde / Campanha Outubro Rosa soma 1.700 atendimentos em Bataguassu Campanha Outubro Rosa soma 1.700 atendimentos em Bataguassu
04/11/2019 às 14:36 • Atualizada em 04/11/2019 às 13:27

Exames preventivos de colo de útero e mamografias foram oferecidos durante o mês além de diversos outros serviços médicos gratuitos

Balanço divulgado na última sexta-feira, dia 1º de novembro, pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que em torno de 1.700 atendimentos entre exames preventivos de colo de útero e de mama (mamografias e ultrassons) foram oferecidos durante a Campanha Outubro Rosa 2019.

Os dados foram apresentados pela secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso no evento de encerramento da campanha [Outubro Rosa] e lançamento do Novembro Azul promovido no Clube da Melhor Idade "Florentino da Silva", às 19h30 (horário de Brasília).

Um total de 218 exames foram oferecidos somente pela Carreta do Hospital do Amor (Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu)

No total, foram realizados 852 exames preventivos de colo de útero; 276 exames clínicos de mama; 298 exames entre mamografias e ultrassons além de outros atendimentos como consultas ginecológicas, colocação de DIUs, atualização de vacinas e oferta de testes rápidos (em torno de 300 atendimentos).

Entre as ações, foram disponibilizados às mulheres exames em horários ampliados em todas as unidades de saúde; oferta de atendimentos através da parceria com o ônibus da Cassems e da Carreta do Hospital de Amor de Barretos e ainda a realização do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, ação do Senar-MS em parceria com Sindicato Rural e Prefeitura de Bataguassu.

Inauguração da Clínica da Mulher "Helena Kubota" fez parte da programa da Campanha Outubro Rosa (Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu)

Maria Angélica frisou a importância do diagnóstico precoce do câncer, já que descoberto em estágio inicial, a doença tem 90% de chance de cura. "Fazendo os exames anualmente, a chance de se descobrir a doença precocemente é maior e as chances de cura também. Esse é o nosso intuito com a campanha", comentou.

A secretária destacou também que durante o mês de outubro, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou a Clínica da Mulher "Helena Kubota", unidade de saúde que tem como objetivo oferecer atendimento especializado voltado ao público feminino.

A obra teve investimento de R$ 150 mil, recurso de Emenda Parlamentar concedida pela deputado federal Antonio Carlos Biffi e contrapartida do município.

Caravina convocou os homens para que busquem informações a respeito da Campanha Novembro Azul (Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu)

Presente no evento, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) parabenizou e agradeceu os servidores públicos municipais além de demais parceiros da campanha pelo trabalho desenvolvido durante o mês de outubro. "A dedicação de vocês faz a diferença para que todos esses eventos tenham êxito. A proposta com a campanha é descobrir a doença precocemente e conseguir oferecer tratamento", disse ele.

Caravina voltou a falar do atual momento do município que busca se tornar regional de saúde. "Queremos assumir o protagonismo de saúde na região, receber recursos e melhorar o atendimento voltado a população em diversas áreas".

O gestor convocou ainda os homens para que busquem informações a respeito da Campanha Novembro Azul e que já façam os agendamentos dos seus exames. "Temos mais essa campanha que está sendo iniciada e queremos "quebrar o tabu" e alertar os homens para que façam seus atendimentos, que não tenham resistência e que vão em busca de atendimento médico", pontuou.

Palestra show apresentada pela Mirabolante Companhia (Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu)

Palestra

Após a divulgação dos dados, houve a apresentação da palestra show “Quem ri de si mesmo, ri melhor”, comandada pela Mirabolante Companhia, de Fernandópolis (SP), que fez uma reflexão sobre o riso, motivando o público a pensar de forma positiva e construtiva; destacando valores e conceitos em busca de um mundo melhor.