Acessibilidade
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Limpar Configurações
Início / Infraestrutura / Prefeitura de Bataguassu realiza limpeza e terraplanagem de área para construção do novo Paço Municipal Prefeitura de Bataguassu realiza limpeza e terraplanagem de área para construção do novo Paço Municipal
09/01/2020 às 09:10 • Atualizada em 09/01/2020 às 09:01
Cb image default
Foto Cedida/ Setor de Engenharia 

Previsão é que a obra seja concluída em dez meses

Deve ser concluído em breve, os trabalhos de limpeza e terraplanagem executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura na área de 2.958 metros quadrados onde será construído o novo Paço Municipal. Localizada na Avenida Aquidauana esquina com o prolongamento da Travessa Guassu, a obra terá investimento na ordem de 5.044.575,00 milhões. 

Conforme o setor de Engenharia, o novo Paço Municipal terá Auditório, Recepção Geral e salas para os setores de Licitações, Convênios, Departamento Pessoal, Patrimônio, Contabilidade, Tesouraria, Contratos, Compras/Licitações, Secretaria Municipal de Administração e Fazenda; Atos Oficiais, Gabinete, Secretária de Gabinete, Jurídico, Engenharia, Cozinha/Copa, DML, Sala de Monitoramento, Informática, Assessoria de Imprensa, Controladoria, Almoxarifado, Sanitários Feminino e Masculino com acessibilidade; garagem, Praça interna e Praça das Três Nações (externa). 

O Arquivo Municipal, que atualmente está localizado no Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC) também será acomodado no novo Paço.

Cb image default
Foto Cedida 

Segundo o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), que esteve recentemente visitando a área acompanhado pelo secretário municipal de Infraestrutura, Carlos Roberto Pereira de Almeida e pelo engenheiro responsável pela obra, Gustavo Akashi, o novo Paço Municipal será um prédio amplo, que trará maior comodidade para o atendimento voltado à população. 

Dentro da estrutura física, o gestor comenta que haverá um auditório/anfiteatro para a oferta de cursos de aperfeiçoamento e capacitação para os servidores públicos.

Cb image default
Foto Cedida/ Setor de Engenharia

Ele lembra que de acordo com o projeto arquitetônico, o novo Paço Municipal terá o formato de peixe remetendo as belezas naturais do município e a vocação de pesca local da cidade conhecida como reduto do Tucunaré.

Será construída ainda a Praça das Três Nações, que passará a ser um novo ponto turístico da cidade, fazendo menção aos países Portugal (remetendo a nacionalidade dos proprietários da Cerâmica da Fonte, área onde será construída o Paço Municipal); República Theca (remetendo ao fundador do município Jan Antonin Bata) e ao Brasil. 

Cb image default

Foto Cedida/ Setor de Engenharia

As duas chaminés da antiga Cerâmica da Fonte, símbolo "vivo" da etapa de colonização e desenvolvimento de Bataguassu e que também estão presentes no brasão do município serão preservadas. "Vamos preservar a nossa história e utilizarmos dentro da arquitetura da parte externa da Prefeitura as chaminés da cerâmica", informou ele. 

Cb image default
Atual Paço Municipal localizado na rua Dourados acomodará Secretarias Municipais (Foto Arquivo)

Caravina acrescentou ainda que a partir da transferência da Prefeitura para a nova sede, o atual prédio localizado na rua Dourados, 163 e que foi inaugurado em 1986 pelo então prefeito Ailton Pinheiro Ferreira será utilizado para acomodar as Secretarias Municipais de Educação e Cultura (Semec) e de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres (Sastram). "Vamos promover economia, saindo de mais dois aluguéis com a remoção dessas secretarias para a atual sede da Prefeitura", avaliou.

A obra deve ser concluída em dez meses. 

Fale Conosco
Prefeitura Municipal de Bataguassu