Início / Infraestrutura / Prefeitura de Bataguassu inicia revitalização da Praça Jan Antonin Bata Prefeitura de Bataguassu inicia revitalização da Praça Jan Antonin Bata
19/02/2020 às 11:33 • Atualizada em 19/02/2020 às 10:50

Espaço público estará interditado no período das obras

A Prefeitura de Bataguassu iniciou os serviços de revitalização da Praça Jan Antonin Bata - popular Praça do Peixe. A empresa contratada para a execução da obra - Moreno e Cia Construção Civil LTDA ME - , já prepara a colocação de tapumes ao redor do tradicional espaço público de lazer localizado no centro da cidade. A medida é o primeiro passo para que as melhorias possam ser realizadas.

A Praça Jan Antonin Bata possui área de 7.869, 22 metros quadrados e a previsão é que a obra seja concluída em quatro meses. O investimento é na ordem de R$ 458.698,64 mil.

Foto Cedida/ Setor de Engenharia

Conforme o projeto de engenharia, serão construídos dois pórticos (dois arcos), sendo um na entrada da praça pela Avenida Campo Grande remetendo aos traços da Ponte Carlos, um dos principais cartões postais de Praga, capital da República Theca e lembrando também da arquitetura da antiga casa de Jan Antonin Bata, fundador de Bataguassu no município.

É previsto ainda melhorias nos banheiros (que terão dispositivos de acessibilidade); correção de calçadas, paisagismo e novo estacionamento.

Foto Cedida/ Setor de Engenharia

No período de obras, a praça estará interditada para utilização dos munícipes. "A empresa começou a preparação dos equipamentos para montar o canteiro de obras. A interdição é uma medida necessária para isolar toda a área, evitar acidentes com a população e fazer com que a empresa possa trabalhar da melhor maneira possível", destaca o engenheiro responsável pelo projeto, Gustavo Akashi.

"Pedimos a compreensão de todos nesse período de obras, já que nossa intenção é devolver o espaço para a população inteiramente revitalizado", frisa o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB).

O gestor, que é presidente da Assomasul disse que o objetivo da administração municipal é oferecer um espaço mais agradável para os frequentadores do local além de homenagear Jan Antonin Bata, reformulando o espaço público que passará a ter traços da arquitetura theca.

"O local já acomoda o busto do fundador do nosso município - Jan Antonin Bata. A revitalização que faremos trará a essência do nome do praça, que presta uma homenagem à ele, que é de origem theca. A praça trará traços da arquitetura theca, o que será a grande novidade das melhorias", disse ele.

Caravina comenta ainda que prossegue em formatação os projetos para revitalização de outras praças em Bataguassu assim como no Distrito de Nova Porto XV, que devem ocorrer no decorrer deste ano.