02/04/2020 às 08:00 • Atualizada em 02/04/2020 às 07:00
Foto Arquivo/ Assecom Prefeitura de Bataguassu

Diante do cenário de incertezas ocasionado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) principalmente no que se refere a economia, a Prefeitura de Bataguassu, através da Sala Empreendedor está disponibilizando em parceria com o Sebrae-MS orientações sobre como minimizar os efeitos negativos nos negócios para a categoria de Microempreendedores Individuais (MEIs).

De acordo com o chefe do Núcleo Municipal de Indústria e Comércio, Rafael Muchon, trata-se da plataforma Sebrae Orienta, que oferece de forma on-line e gratuita ajuda aos empreendedores com uma série de soluções rápidas e práticas, de implementação imediata, para apoiar essa fase de crise nacional.

"Os impactos do Coronavírus nos negócios serão inevitáveis, porém, como Poder Público temos o papel de orientar e apoiar os MEIs. A plataforma do Sebrae-MS é gratuita e basta o empreendedor se inscrever e terá acesso a informações diversas para empreender frente ao atual cenário", comenta.

Para os interessados, basta acessar a plataforma e se cadastrar.

Saiba mais e inscreva-se: http://orienta.ms.sebrae.com.br

SALA DO EMPREENDEDOR

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente informa que a Sala do Empreendedor prossegue com os atendimentos disponíveis aos Microempreendedores de forma eletrônica, por meio do Whatsapp, através do telefone (67) 3541-1010, de segunda a sexta feira, das 8 às 12 horas; e das 14 às 17 horas ininterruptamente.

A medida tem como objetivo prevenir possível aglomeração de pessoas, no intuito de evitar a disseminação do novo Coronavírus (Covid- 19).

Pelo canal, segundo o Agente de Desenvolvimento do município, Renan Gustavo, é possível realizar os mesmos serviços solicitados anteriormente de forma presencial. "Qualquer Microempreendedor Individual que precisar de atendimento pode nos enviar uma mensagem que estaremos atendendo de forma online. O objetivo é reduzir ao máximo o deslocamento presencial das pessoas, diminuindo as chances de contágio da doença".

PRORROGAÇÃO

Em função dos impactos da pandemia do Covid-19, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) prorrogou para o dia 30 de junho de 2020 o prazo para apresentação da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) e da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), referentes ao ano calendário 2019.

A medida foi aprovada em reunião virtual, sendo que a Resolução CGSN nº 153, de 25 de março de 2020, será encaminhada para publicação em Diário Oficial da União.