10/02/2020 às 17:44 • Atualizada em 10/02/2020 às 13:46

O Fórum Deliberativo do MS Indústria aprovou em reunião a implantação de um frigorífico de pescados em Bataguassu (Araujo Pescados), com previsão de investir R$ 2,07 milhões e gerar 50 empregos diretos. O empreendimento ficará localizado no Polo Empresarial do município (às margens da BR-267). A indústria prevê realizar o processamento de tilápias e outros produtos como o salmão para comercialização no mercado interno.

Conforme informações do Governo do Estado, além de Bataguassu, outros dois projetos de implantação de novas indústrias - uma em Três Lagoas para fabricação de ferro ligas e chapas; e em Selvíria para a fabricação de perfis de alumínios, tubo de aço inox e serviço industrial de pintura eletrostática além da ampliação de uma indústria frigorífica de abate de bovinos em São Gabriel do Oeste também foram aprovadas.

Foto Semagro

Juntos, todos os empreendimentos somam R$ 50 milhões em investimentos, com potencial para gerar 300 novos empregos em Mato Grosso do Sul.

Segundo o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, que também preside o Fórum Deliberativo do MS Indústria, o ano de 2020 começou com elevado número de cartas-consultas de empresas interessadas em investir em Mato Grosso do Sul. "Isso representa uma sinalização positiva para o desenvolvimento econômico do Estado. Atualmente temos R$ 15 bilhões no painel de investimento, em empreendimentos que reforçam cadeias estruturais e a interiorização do desenvolvimento”, comenta.

BONS FRUTOS

Na análise do prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), a chegada de empreendimentos no município são frutos plantados pela atual administração municipal nos últimos anos.

Caravina avalia que apesar da logística favorável, já que o município fica localizado em um importante corredor rodoviário às margens da BR-267 e próximo à divisa com Estado de São Paulo, foi necessário viabilizar investimentos principalmente na área de infraestrutura para organizar a cidade e fazer com que o município pudesse atrair investidores.

“O momento é de franco desenvolvimento. As obras executadas (pavimentações, recapeamentos, ampliação e estruturação dos equipamentos de saúde, educação, cultura, lazer) dentro de um planejamento ordenado deram uma cara nova à cidade. Tivemos que pensar na frente, possibilitando melhorias para que pudéssemos hoje apresentar uma Bataguassu mais atrativa”, destacou o gestor, que é presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

O prefeito salienta que a destinação das áreas do Polo Empresarial além das facilidades oferecidas como incentivos fiscais do município e do Estado; e abatimento de impostos também tem atraído os empresários.

Ele cita ainda que mesmo contando com grandes industrias geradoras de muitos empregos como Frigorífico Marfrig, Regina Festas e Regional Telhas, a ideia é apoiar empresas de pequeno e médio porte a se fortalecerem no mercado local. “Estamos pensando em uma Bataguassu para o futuro, uma cidade que possa criar um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico e humano; e a melhoria da qualidade de vida da população”, finaliza.

POLO EMPRESARIAL

Localizado às margens da BR-267, em Bataguassu, já operam no Polo Empresarial a filial da empresa Benco Aço (26 empregos), que atua na comercialização de aços e telhas metálicas além da Hidropônia Ouroeste (3 empregos). Seguem em fase de implantação Regenfer Oxicorte Plasma e Lazer (10 empregos diretos); Empresa Fampav Concreteira (6 empregos diretos); Frigobata (10 empregos diretos), Serpentuário Garvil (4 empregos diretos), Araujo Pescados (50 empregos diretos), Concrevit (15 empregos diretos), Serpentário Gárvil (4 empregos) e Serralheria do Tico (3 empregos diretos).

No Distrito de Nova Porto XV, já está em funcionamento o Frigorífico Best Fish (19 empregos diretos) e em fase de implantação a Indústria e Comércio de Produtos Químicos Tostes & Cia LTDA.

SERVIÇO

Mais informações sobre a concessão de áreas no Polo Empresarial podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente localizada na rua Rio Brilhante, 405, próximo à praça Manoel Cecílio de Lima.