Início / Assistência Social / Prefeitura de Bataguassu realiza Seminário de Promoção da Igualdade Racial Prefeitura de Bataguassu realiza Seminário de Promoção da Igualdade Racial
16/07/2019 às 14:40 • Atualizada em 16/07/2019 às 13:51

Foto Arquivo / Assecom Prefeitura de Bataguassu

Ação acontece nesta sexta-feira e sábado, no Clube da Melhor Idade “Florentino da Silva”

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, por meio do Núcleo Municipal de Igualdade Racial realiza na próxima sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de julho, no Clube da Melhor Idade “Florentino da Silva”, o Seminário de Promoção da Igualdade Racial.

O evento, segundo a chefe do Núcleo, Márcia Moraes, é voltado a professores e profissionais da educação da rede municipal de ensino através da parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) além de envolver os participantes dos workshops de gênero e raça realizados anteriormente, público em geral e convidados. O tema central é posições para o fortalecimento da equidade nas relações raciais no Brasil.

Márcia explica que o objetivo é oferecer aos participantes outros conhecimentos específicos sobre a temática da igualdade racial a fim de sensibilizá-los e conscientizá-los sobre a necessidade de se posicionar, enfrentar e combater o racismo, procurando coibir práticas de discriminação racial e promover a equidade nas relações étnico-raciais em todos os âmbitos possíveis da sociedade.

A chefe do Núcleo salienta que o seminário é resultante do convênio nº 878283/2018 assinado entre Prefeitura e Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas Específicas de Promoção da Igualdade Racial, que visa promover ações Formativas para Promoção da Igualdade Racial no município.

A atividade será conduzida pela empresa Sonhe Alto, de Campo Grande.

Este ano, um curso sobre a temática promoção da igualdade racial e superação ao racismo foi desenvolvido em duas etapas: nos dias 31 de maio e 1º de junho; e nos dias 6 e 7 de junho. Cento e quatro profissionais da educação participaram da atividade, que teve total de 40 horas.

INICIATIVA

Bataguassu é um dos municípios que mais tem se destacado em nível nacional na realização de projetos para o desenvolvimento de políticas de promoção da igualdade. “Este é o segundo convênio firmado entre o município e Governo Federal por meio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial sobre o tema. O município foi classificado em primeiro lugar no País e o único do Estado com esse projeto nacional, que visa apoiar ações de promoção da igualdade racial e superação ao racismo”, comenta a chefe de Núcleo.

Em 2016, a Prefeitura de Bataguassu, por meio do Núcleo Municipal de Igualdade Racial realizou um curso de capacitação sobre as políticas de promoção da igualdade racial destinado a gestores públicos municipais e membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial (Compir), com a finalidade de fortalecer os vínculos institucionais e, consequentemente, a referida política no município.

DIA 19/07

19 horas – Credenciamento

19h30 – Solenidade de Abertura

Mesa de autoridades e representações

20 horas – Palestra de abertura com o tema “Posições para o fortalecimento da equidade nas relações raciais no Brasil” - Palestrante: Profª. Drª. Maria José de Jesus Alves Cordeiro (Profa. Maju) - UEMS/Dourados – MS

21 horas – Debates com a plenária

22 horas – Encerramento

DIA 20/07

Período da manhã

8 horas – Apresentação cultural

8h10 - Palestra: Ações afirmativas, um panorama das cotas raciais no Brasil

Palestrante: Profª. Drª. Maria José de Jesus Alves Cordeiro (Profa. Maju) - UEMS/Dourados - MS

9 horas - Debate com plenária

9h45 - Intervalo

10h15 - Palestra: A Lei 10.639/2003: Desafios para os profissionais da educação.

Professor Filósofo Gildo Ribeiro – Campo Grande

11h10 – Debates com a plenária

12 horas – Intervalo para almoço

Período da tarde