17/06/2019 às 08:30 • Atualizada em 17/06/2019 às 07:35

Levantamento divulgado nesta segunda-feira, dia 17 de junho, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, através da equipe de gestão do Bolsa Família revela que cinco famílias de Bataguassu pediram este ano o desligamento voluntário do programa [Bolsa Família].

Segundo a titular da pasta, Ana Nely Castello Branco, após o trabalho de divulgação, informação e orientação aos beneficiários sobre o desligamento, os pedidos passaram a ser solicitados.

Ana explica que as famílias que desejam sair do programa por terem conquistado autonomia e independência devem procurar o setor responsável em sua cidade e fazer a solicitação.

“Em Bataguassu, o atendimento é feito no Centro de Referência em Assistência Social (Cras I) de Bataguassu localizado na rua São Benedito, 150, no bairro Jardim São João; e em Nova Porto XV, no Cras II localizado na rua José Berro, bairro Reta A-1”, comenta.

Caso o beneficiário volte a situação de pobreza, a secretária observa que o mesmo tem retorno garantido ao programa em 36 meses, sem a necessidade de passar por um novo processo de seleção.

PROGRAMA

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade social.

Ao ingressarem no programa, as famílias devem cumprir condicionalidades nas áreas de saúde e educação. O valor repassado varia conforme o número de membros da família, idade e renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Em todo o Brasil, atualmente, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo programa.