21/08/2019 às 09:20 • Atualizada em 21/08/2019 às 12:05

Toda frota de veículos utilizada pela administração pública municipal será rastreada eletronicamente e em tempo real. A ação tem como objetivo aumentar o controle de deslocamentos e garantir mais segurança para motoristas e ocupantes de carros oficiais.

Conforme informações do setor de Frotas, ao todo, serão instalados 118 rastreadores, incluindo veículos de todas as secretarias municipais, que serão acompanhados em tempo real, 24 horas por dia, através de aplicativo acessado por telefone celular via sistema GPS ou até mesmo por meio do site da rastreadora.

Os equipamentos registrarão a localização exata do veículo, percursos, tempo gasto e velocidade do condutor. O sistema também controlará a velocidade do veículo.

Até então, esse controle da frota era feito de forma manual, com preenchimento de formulários com informações sobre identificação do condutor, horário de saída e chegada; rota percorrida, quilometragem e itinerário, feito por cada secretaria.

Equipamentos são acessados via aplicativo e registram a localização exata do veículo (Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu)

A instalação dos equipamentos já foi iniciada. A empresa vencedora do processo licitatório contratada para a prestação do serviço é a Noroeste Empreendimentos Eireli. O investimento é na ordem de R$ 39.990,20 mil.

Após o término da instalação, a empresa irá repassar orientações aos gestores de frotas para o acompanhamento da nova ferramenta.

Para o prefeito do município, Pedro Arlei Caravina (PSDB) além de garantir a segurança dos munícipes atendidos pelas secretarias bem como dos motoristas, o rastreamento veicular possibilitará um planejamento ainda mais eficaz das atividades da frota municipal. “Teremos mais organização, gerando agilidade e segurança para quem dirige e para quem é transportado. Com o monitoramento, as equipes conseguirão fazer um rastreamento mais eficaz dos serviços prestados pela municipalidade e até mesmo a possibilidade de identificar situações de emergência como em um caso de roubo de um veículo, por exemplo, já que com o GPS conseguiremos localizar o veículo”, comenta.

CONTROLE DE ABASTECIMENTO

Entre os investimentos realizados pela atual administração no que se refere ao controle e gestão de frotas está a implantação do sistema de controle de gastos com combustível através de cartões.

O objetivo foi tornar ainda mais transparente o processo de abastecimento dos veículos oficiais, que chegou a ter uma redução de R$ 140 mil por mês durante o primeiro mandato, em 2013.